sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Figo



O figo é uma fruta altamente energética, por ser rica em açúcar. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos.

O figo seco é ótimo alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares. Já o figo fresco é considerado expectorante pela sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório (tosse, catarros).

O figo seco, bem triturado e aplicado em compressas quentes, amadurece e desfaz abcessos e furúnculos. As sementes fazem dele um laxante ativo e suave, estimulando a musculatura do intestino.

A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e à noite ao deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais. O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo.

Em boas condições, o figo fresco conserva-se na geladeira por até uma semana e seu período de safra vai de janeiro a abril.


Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Damasco


O damasqueiro é originário da China e da Sibéria, sendo introduzido na Itália cerca de 100 anos antes de Cristo, na Inglaterra, no século XIII e na América do Norte, em 1920.

O damasco é um fruto rico em vitamina A, B1, B2, B6, C e enriquecido principalmente por sais minerais como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio, cobre, mas atenção, este fruto alaranjado ou amarelo escuro é conservado com dióxido de enxofre, que pode causar reações adversas em pessoas asmáticas, pois o seu caroço é tóxico!

O salicilato natural dos damascos pode provocar reações alérgicas nas pessoas sensíveis a aspirina.

Contudo é um grande auxiliar dos anêmicos, é indicado para raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando ainda tosses, gripes e prisões de ventre e é um ótimo estimulante do apetite.

Os damascos são ricos em fibras, contêm poucas calorias (cerca de 50 em três damascos frescos e 85 em dez metades secas), não contêm gordura e são altamente nutritivos.

Mas os conservantes à base de sulfitos de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas suscetíveis e deixam alguns resíduos pegajosos que ficam nos dentes e podem causar cáries.


A fruta seca é bem mais nutritiva que a fresca ou enlatada pois contém apenas 32% de água, comparado aos 85% de água da fruta fresca.

A fruta seca também tem uma fonte mais concentrada de calorias - 50 em 113g de damascos frecos contra 260 em 113g (mais ou menos 30 metades) de damascos secos.

Cereja


A cereja, fruto da cerejeira, é muito comum na América do Norte, Europa e Ásia. Existem muitas variedades da fruta, mas todas contêm vitamina A, cálcio e fósforo.

As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo que a mais comum dentre as variedades comestíveis é a de cor vermelha. Possui aroma delicado, é utilizada para decorar doces, sorvetes, bebidas, coquetéis, licores.
A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida apresenta polpa mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas como o cherry e o kirsh.

Quando consumida ao natural, a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Porém, o consumo excessivo pode provocar problemas estomacais.

As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dica - ANEMIA

A anemia é como a febre: sintoma da presença de uma doença que deve ser diagnosticada e tratada.
Ofereça à criança uma alimentação saudável e rica em alimentos que sejam fontes de ferro para evitar que a anemia se instale.
As melhores fontes são carnes (de qualquer tipo) e os alimentos enriquecidos.

Dica

As frutas são ricas em vitaminas e minerais, nutrientes presentes nos alimentos em quantidades muito pequenas, porém são essenciais para a manutenção da saúde. As vitaminas e os minerais não fornecem calorias.

O morango é rico em vitamina C, substãncia que tem ação antioxidante e que ajuda na absorção do ferro.