terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Lichia


A lichia é da família das “sapindaceae”, termo proveniente do latim “Sapindus” e significa sabão da índia, pois “sapindus” provém de “sapo” = sabão e “indus” = índia, devido à presença de saponinas em seus frutos, possui nutrientes essenciais e micronutrientes tais como diversos minerais e as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a vitamina C.

Possui quantidades apreciáveis de compostos de conhecida atividade antioxidante. Em média, cada 100 gramas de lichia contém cerca de 65 calorias. Seus valores nutricionais médios são de 0,8 grams de proteínas, 0,4 grams de gorduras, 16,3 gramas de carboidratos, 02 gramas de fibra e 10 miligramas de cálcio. Esses valores são médios, tendo em vista a condição de produção de cada cultivar e também de cada espécie de lichia.

Fonte: http://www.lichias.com/curiosidades_30.html

Jabuticaba



Esta fruta cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira. Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica. Ela é uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro.

Internamente possui uma polpa de cor branca, mole e suculenta. Atinge a fase madura durante a época da primavera. É muito utilizada na culinária para a fabricação de doces, sucos, geléias, licores e até mesmo vinho.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/frutas/jabuticaba.htm

Groselha




A groselha possui cor vermelha, de 1,5 a 2,5 centímetros de diâmetro e sulcos típicos. Possui aproximadamente 50 quilocalorias em 100 gramas e os nutrientes que mais se destacam são o fósforo e a vitamina C.

É muito utilizada na produção de xaropes e doces. A groselha contém antocianinas, que são compostos muito potentes em antioxidação e são responsáveis por sua cor. As antocianinas reduzem o processo inflamatório e os efeitos da artrite no corpo.

O groselha possui sabor ácido.

Fonte: http://frutosdobrasil.com.br/pt/produtos/picoles/groselha

Nectarina



As Nectarinas cujo nome botânico é Pronus persica nurcipersica pertencente à família Rosaceae, são frutas semelhantes aos pêssegos e diferem-se deles por conter a casca lisa. A característica da casca lisa (sem pêlos) que distingue as nectarinas na verdade é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma fruta muito saborosa, de cor atraente, de formato oval ou redondo, com uma polpa suculenta, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome nectarina vêm de “néctar” devido ao seu sabor delicioso e doce.

É uma fruta que traz muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a nectarina contém vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio. A vitamina A é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista e auxiliar no crescimento. A vitamina B3 desempenha um papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem.

Fonte de fibras alimentares, as nectarinas previnem a constipação e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon. Pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes pode ser encontrada como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes. Como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer um pouco mais para serem consumidas. Para acelerar seu amadurecimento, pode-se colocá-las em um saco de papel dobrado a temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde. Os frutos devem atingir o seu máximo de maturação, após alguns dias.

As nectarinas são cultivadas nos mesmos lugares onde crescem os pêssegos. Em média, as nectarinas são ligeiramente menores, mais doce, mais avermelhadas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore de nectarina é de pequeno porte, possuem folhas longas e estreitas, que têm margem muito finamente serrilhada. Preferem climas quentes e secos que contenha solo arenoso e bem drenado. Os principais produtores da fruta são a França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. No Brasil são produzidas na região sul e sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: http://www.infoescola.com/frutas/nectarina