sábado, 2 de outubro de 2010

Abiú


ABIÚ


Originária da Região amazônica (Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, esta fruta possui três tipos: redondos, ovais e mesmo alongados, todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha, ou de pata.

Dependendo da região pode receber outros nomes, como: Abiu-piloso, curiola, grão-de-galo, cabo-de-machado, pêssego-do-mato, dentre outros.

Suas Características são superfície lisa, brilhante e amarelada; forma: esférica ou ovalad e polpa branca e geralmente doce, podendo não ter um sabor específico.

Só adquira quando a fruta estiver bem madura e amarela; se ainda não estiver totalmente madura, a casca solta um líquido branco, viscoso, que logo prende aos lábios, dando uma reação muito desagradável.

É saboreada, geralmente, ao natural, mas pode ser preparada em forma de geléia.

A fruta é rica em Água; Carboidratos; Proteínas; Vitamina B1 (Tiamina); Vitamina B2 (Riboflavina); Vitamina B5 (Niacina); Vitamina C (Ácido Ascorbico).

O abieiro é uma planta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira.

Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença.

Texto adaptado.
Fonte: www.paty.posto7.com.br/frutaabiu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário