segunda-feira, 25 de maio de 2009

Uva


Uva Rica em vitaminas A, B1, B3, B6, C, a fruta tem poder antioxidante, responsável pelo rejuvenescimento


Uma das mais antigas frutas cultivadas pela humanidade, a uva teve origem na Ásia, há 6.000 AC. Nessa época, os pesquisadores acreditam que as parreiras ainda não eram plantadas, mas recolhidas sobre árvores e arbustos.

O sabor dessa delícia foi determinante para que o "homem das cavernas" cultivasse as primeiras mudas. De lá para cá, uma enorme variedade de uvas rosadas e brancas vem conquistando consumidores fiéis.

A Cabernet Sauvignon é uma das mais conhecidas em todo o mundo, pela alta qualidade de seu suco. Para quem não está familiarizado com o nome em francês, é só lembrar da uva roxa, aquela bem redonda e miúda.

A Merlot também é muito conhecida por quem aprecia um bom vinho tinto. A fruta produz um suco encorpado, próprio para ser consumido jovem. Já entre as uvas brancas, a Sauvignon Blanc é uma das mais difundidas pelo globo. É caracterizada pelos cachos fartos e verde-amarelados. Existem muitas outras variedades, como Pinot Noir, Chardonnay, (França) e Pinotage (África do Sul).

O poder terapêutico da uva já foi comprovado cientificamente. Há profissionais que a comparam ao leite. Embora o seu suco seja composto de glicose e frutose (açúcares), ele é estimulante digestivo, acelera o metabolismo e promove uma sensação de energia, pois elimina o ácido úrico, responsável pela fadiga.

O suco também é indicado para a desintoxicação. Como é absorvido mais rapidamente pelo corpo, se comparado aos legumes cozidos, por exemplo, a "limpeza" é quase instantânea. Com apenas uma dose, é possível sentir a diferença nas células do fígado e dos rins, no sangue e no intestino.

Além disso, a uva pode combater inúmeras doenças, como anemia, hepatite, reumatismo, gota, artrite e até depressão. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida, algumas substâncias químicas contidas na fruta ajudam a dilatar as artérias, reduzindo a pressão arterial.

A fonte da juventude também pode estar nessa milagrosa frutinha. São 20 antioxidantes em sua composição, que atuam como "um exército" contra os radicais livres, que promovem o envelhecimento. Um estudo da Universidade da Califórnia aponta que os antioxidantes concentram-se na casca e nos caroços, principalmente, das uvas rosadas.


Fonte: drashirleydecampos.com.br

RECEITAS! Confira wm comidaamesa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário