segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Jambo


É uma árvore frutífera exótica, de origem asiática, da Índia e de algumas ilhas da Malásia, largamente cultivada nas regiões mais quentes do Brasil e em países de clima tropical. Geralmente com até 15 metros de altura, tronco muito ramificado, de casca cinzenta e copa densa de forma piramidal ou cónica.

Folhas opostas, elípticas, ápice agudo, glabras, de coloração verde-escura, brilhante com a face inferior mais clara.

As flores são grandes, com estames longos; são perfumadas e melíferas e variam de brancas a róseo-púrpura.

Os frutos tipo drupa, vermelhos por fora e brancos por dentro, têm polpa suculenta de sabor doce, com consistência semelhante à da maçã. A casca é fina e a polpa consistente, envolvendo sementes globosas. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente. É consumido ao natural ou em forma de doces ou compotas. A polpa do fruto fermentado produz aguardente. Também é usado na medicina caseira, contra a dor de cabeça, catarro e tosse.

Frutificação : verão e outono.

O jambeiro, extremamente ornamental, oferece, ao mesmo tempo, beleza, boa sombra e doces frutos aos felizardos que dela souberam e puderam dispor. Suas muitas flores, lindas e coloridas de púrpura, rosa e lilás, quando caem formam sob as árvores um "tapete purpúreo de belo efeito".

Fonte: http://www.arara.fr/BBJAMBO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário