sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Melão


É uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor.

Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege as vistas, vitamina C, que age contra infecções,e Niacina, que combate problemas de pele.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres.

Na hora de comprar, dê preferência aos de casca firme, cor viva, e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos. O melão em boas condições se conserva em geladeira por 2 a 3 semanas.

Seus períodos de safra vão de dezembro a março e de julho a setembro.

Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:

* Calorias - 31kcal
* Proteínas - 0,85g
* Gorduras - 0,15g
* Vitamina A - 2800 U.l.
* Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
* Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
* Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg
* Vitamina C


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mel%C3%A3o
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/melaoorientacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário